Artistas de Vitória da Conquista participam da Mostra Teatro de Cabo a Rabo em Salvador
Evento acontece entre os dias 22 e 26 de outubro e traz uma programação especial em homenagem aos 30 anos do Teatro Popular de Ilhéus.

O Grupo de Teatro Finos Trapos, de Vitória da Conquista, participa da Mostra Teatro de Cabo a Rabo, realizada pelo programa O Vila Ocupa o MAB, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. A apresentação do espetáculo “Néu Amistrongui e o Jegue Apolo” acontece na próxima sexta-feira (24), às 15h, com ingressos disponíveis na Plataforma Sympla.
O primeiro espetáculos de bonecos do grupo é inspirado nas obras de Mário Cravo Jr. e Silvio Jessé, e utiliza elementos visuais do imaginário nordestino para transmitir um sentimento de pertencimento e valorização cultural. A peça conta a história de Néu, um jovem nordestino que descobre na literatura a possibilidade de viajar até a Lua. Acompanhado de seu fiel jegue, Apolo, ele embarca numa jornada de sonhos e descobertas.
Com entrada gratuita, a Mostra acontece entre os dias 22 e 26 de outubro e traz uma programação especial em homenagem aos 30 anos do Teatro Popular de Ilhéus, fundado por Échio Reis, que também criou o Teatro Vila Velha em 1964.
No dia 23 de outubro, das 9h às 13h, o público poderá participar da oficina “Desmontando Borépeteī.Uno”, que apresenta os processos criativos do Teatro Popular de Ilhéus, suas técnicas e estéticas utilizadas para a criação de personagens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponibilizado pela organização (clique aqui).
O evento também promove bate-papos por meio do projeto Fala Vila, criado em 1994 pelo Teatro Vila Velha, com discussões sobre temas politicamente relevantes e questões do cenário artístico e cultural.
Além de Vitória da Conquista, a programação inclui espetáculos de outras cidades da Bahia, como “O Salto – Oca das Artes” de Vale do Capão e Chapada Diamantina, e “AKOKO LATI WA NI – Tempo de Ser”, realizado pela Cia. ÚNICA de Teatro, de Feira de Santana.