Vitória da Conquista: Operação entre Polícia Civil e Embasa prendem suspeitos de furto qualificado de água
Ação aconteceu em uma propriedade conhecida como Chácara Agro Flores; até o momento, duas pessoas foram presas.

Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, uma operação conjunta com a Embasa e prendeu dois homens, de 45 e 38 anos, suspeitos de furto qualificado de água em uma propriedade conhecida como Chácara Agro Flores.
As investigações apontaram que milhares de metros cúbicos de água potável estavam sendo desviados, inclusive para irrigação de hortas e abastecimento de piscinas, prejudicando diversas pessoas na região.
Segundo técnicos da Embasa, após a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, em 2022, o volume fornecido à área da Lagoa das Flores passou de 1 milhão para 4 milhões de litros por dia.
No entanto, o sistema de monitoramento identificou que aproximadamente 60% desse volume estava sendo desviado clandestinamente para cerca de 50 imóveis, o que significa que, a cada 10 litros, 6 não chegavam aos consumidores regulares.
De acordo com o Código Penal (artigo 155), o furto de água é classificado como crime contra o patrimônio, sujeito a multa e pena de um a quatro anos de prisão. Até o fechamento desta matéria, duas pessoas foram presas.