Guarda municipal é demitido após agressão a homem em Vitória da Conquista
Decisão foi publicada no Diário Oficial após conclusão de processo disciplinar; caso ocorreu em maio de 2024.

Na última quinta-feira (18), foi publicada no Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista a demissão do guarda municipal envolvido em uma agressão violenta contra um homem, ocorrida no bairro Nova Cidade, no dia 1º de maio de 2024. A medida foi tomada após Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Segundo relatos da vítima, a agressão teria sido praticada por dois agentes da corporação após uma briga de trânsito. O homem afirmou ter sido seguido até a porta de casa e agredido com um pedaço de madeira cheio de pregos. Ele precisou de atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista.
Na época, o comandante da corporação, Cristóvão Lemos, declarou que os guardas alegaram estar fora de serviço no momento da confusão e acusaram a vítima de dirigir sob efeito de álcool e colocar a segurança no trânsito em risco, mas ressaltou a suposta embriaguez que não justifica a agressão.
A demissão foi assinada pela prefeita Sheila Lemos e realizada com base no parecer da Corregedoria da Guarda Municipal. O guarda foi enquadrado por “ofensa física e prática de conduta proibida”, de acordo com a Lei Complementar Municipal 1.786/2011. Ele ainda pode apresentar recurso no prazo de 30 dias; caso contrário, a demissão será efetivada.