continua após a publicidade

Vitória da Conquista apresenta queda no índice de infestação pelo Aedes aegypti

Apesar da redução expressiva, cidade ainda permanece em estado de atenção com risco médio de infestação.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 21/07/2025 - às 16:20
Foto: PMVC.

O segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 apontou uma queda significativa no Índice de Infestação Predial (IIP) em Vitória da Conquista. O percentual caiu de 4,4% para 2%reduzindo o risco de infestação de alto para médio no município.

A pesquisa foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 7 e 12 de julho. No total, 6.218 imóveis foram vistoriados por agentes de endemias em 80 localidades da zona urbana. Metade dessas áreas já apresenta índice considerado ideal, enquanto as demais registram variações entre 1% e 14,2%.

redução também foi observada na quantidade de bairros com presença do mosquito: o número caiu de 52 para 40 desde o primeiro levantamento do ano. Segundo a Coordenação de Controle de Endemias, as próximas ações da SMS serão direcionadas principalmente para os bairros com maior índice de infestação.

Mesmo com a melhora nos indicadores, os números de casos de arboviroses continuam sendo motivo de atenção. De janeiro até agora, foram notificados 2.656 casos suspeitos de dengue em Conquista, dos quais 364 foram confirmados. Também foram registrados seis casos de chikungunya e um de zika.

A Secretaria reforça a importância da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Manter reservatórios fechados, eliminar recipientes com água parada e receber os agentes de saúde em casa continuam sendo medidas essenciais no combate às doenças.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!