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Bahia: Projeto de concessão prevê duplicação de rodovias, pedágio eletrônico e novos acessos na BR-116 e BR-324

Proposta inclui mais de 300 km de duplicações e ampliação de faixas obras serão feitas apenas no terceiro ano da nova concessão.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 11/07/2025 - às 15:25
Foto: Shirley Stolze / Ag A TARDE.

O Ministério dos Transportes apresentou, na última quarta-feira (9), um plano que prevê R$ 31,7 bilhões em investimentos para duas concessões rodoviárias com foco na Bahia: a Rota 2 de Julho e a Rota dos Sertões. As medidas foram detalhadas em reunião com o governador Jerônimo Rodrigues e representantes da bancada baiana no Congresso.

De acordo com o projeto, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serão realizadas intervenções em trechos da BR-116 e BR-324, com destaque para a duplicação de mais de 300 km entre Salvador e Vitória da Conquista, além de 257 km de faixas adicionais, 52 passarelas, 42 passagens de fauna e 14 pórticos com pedágio eletrônico. O tempo de concessão será ampliado de 25 para 30 anos, e o número de praças de pedágio passará de 7 para 14. O valor das tarifas será triplicado.

Na Rota dos Sertões, que vai de Feira de Santana a Salgueiro (PE), o plano inclui a duplicação de 108 km107 km de acostamentosmais de 40 km de vias marginais e a construção de 90 novos dispositivos de acesso.

Apesar da promessa de melhorias, o projeto tem gerado críticas. Um dos pontos mais questionados é a previsão de que as obras estruturais comecem apenas no terceiro ano da nova concessão, enquanto os dois primeiros anos serão destinados a ações paliativas como tapa-buracos.

duplicação da BR-116, especialmente no trecho da Serra do Mutum, entre Jequié e Jaguaquara, é considerada uma demanda urgente por conta do alto índice de acidentes. Apesar de ter sido apontado pelo próprio governo como trecho prioritário, o cronograma apresentado não prevê início imediato das obras na região.

Parlamentares baianos defendem que a nova licitação traga garantias claras sobre prazos, etapas e obrigações da futura concessionária, a fim de evitar que se repita o histórico de descaso atribuído à antiga ViaBahia.

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