Vitória da Conquista é a terceira cidade da Bahia com mais ligações clandestinas removidas pela Coelba
Empresa retirou 1,9 mil irregularidades no município; foram mais de 60 mil casos registrados até junho de 2025 em todo o estado.

A Neoenergia Coelba removeu mais de 60 mil ligações clandestinas em toda a Bahia no primeiro semestre de 2025. O número chama atenção pelos riscos e prejuízos causados à população, que vão desde interrupções no fornecimento de energia até acidentes graves envolvendo eletricidade. Além disso, a prática é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de prisão.
Vitória da Conquista aparece na terceira posição entre os municípios com maior número de irregularidades removidas, com 1,9 mil ligações clandestinas. Salvador lidera a lista com 7,6 mil casos, seguida de Feira de Santana (3,6 mil).
Ao todo, a distribuidora realizou cerca de 62 mil inspeções em todo o estado e foram recuperados 240 milhões de quilowatts/hora de energia, volume suficiente para abastecer 2,3 milhões de residências durante um mês.
“As nossas ações em campo fazem parte de um trabalho de investigação maior, em que analisamos o consumo dos clientes e identificamos se há alguma incoerência. Com essas informações, conseguimos ser mais assertivos e enviar as equipes para os locais em que há uma possível fraude”, explicou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.
As ações de combate ao furto de energia foram realizadas em todas as classes sociais e setores econômicos. No primeiro semestre deste ano, a empresa removeu ligações clandestinas em mais de 5 mil comércios, 246 indústrias e 3.600 propriedades agrícolas.
A denúncia anônima de fraudes, que pode ser feita pelo telefone 116 ou pelo site oficial da Neoenergia Coelba, acessando a parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.