Apreensões de armas crescem 18% na Bahia com ações de inteligência contra facções
Estratégia de combate ao crime organizado resulta na retirada de mais de 2.500 armas de fogo das ruas nos primeiros meses de 2025.
Entre janeiro e abril de 2025, a intensificação das operações de inteligência e repressão qualificada contra facções criminosas resultou em um aumento de 18% nas apreensões de armas de fogo na Bahia.
Durante este período, as Forças de Segurança apreenderam 2.518 armamentos, incluindo fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres. No mesmo intervalo de 2024, o número de apreensões foi de 2.129 armas.
As apreensões de armas estão diretamente relacionadas à redução de 12% nas mortes violentas no estado. Por isso, a presença desses armamentos nas mãos de facções criminosas tem gerado um impacto significativo nas estatísticas de segurança pública.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública, entre os armamentos retirados das ruas, destacam-se 21 fuzis, frequentemente utilizados em ações contra instituições financeiras, além de serem responsáveis por parte das mortes violentas registradas no estado.