Vitória da Conquista é uma das 20 cidades mais chuvosas do Brasil, afirma Inmet
Os municípios de Ilhéus, Porto Seguro, Barra e Conde também estão no ranking; 57 cidades baianas estão sendo afetadas pelas fortes chuvas.
Vitória da Conquista se destacou nacionalmente ao aparecer na 16ª posição entre as cidades com os maiores volumes de chuva do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As fortes chuvas que atingem o município colocaram a cidade em alerta laranja, com volumes acumulados significativos e transtornos em várias regiões.
Na Bahia também, cinco municípios estão no ranking das 20 cidades mais chuvosas do país: Ilhéus (7°), Porto Seguro (17°), Barra (18°) e Conde (19°). Salvador aparece na 26ª posição, com 30,4 mm acumulados.
O estado está sob alerta laranja, emitido pelo Inmet, que indica risco de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes de até 100 km/h. Este nível de alerta sinaliza perigo, com riscos de alagamentos, quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas.
Além de Vitória da Conquista, os efeitos das chuvas já atingem 57 municípios baianos, incluindo cidades como Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Camaçari, Itacaré e Luís Eduardo Magalhães.
O Inmet prevê que as chuvas persistam até sexta-feira (17), mas com intensidade reduzida nos próximos dias, sendo o maior acumulado esperado na região Oeste, onde o período é sazonalmente chuvoso.
Além da Bahia, outros estados, como Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Goiás, também estão sob aviso de fortes chuvas e ventos intensos.