Prefeitura de Vitória da Conquista atualiza sobre impactos das chuvas e ações de resposta
Previsão do tempo aponta chuva para Vitória da Conquista até sexta-feira (17).
Um balanço sobre a situação das chuvas que têm atingido o município, especialmente nos últimos dois dias, quando o volume de água aumentou de forma significativa, foi divulgado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Gestão de Crise. As informações foram repassadas no final da manhã de hoje (13), durante uma coletiva à imprensa, na sede do Muralha Digital, localizada na Avenida Juracy Magalhães.
Na coletiva, também foi apresentado um relatório sobre as ações que estão sendo realizadas pelo Governo Municipal nas áreas afetadas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os pluviômetros da cidade registraram uma média de 20,45 mm de chuva nas últimas seis horas. Os bairros que apresentaram os maiores volumes de precipitação foram Patagônia, com 24,24 mm, seguido pelo Recreio, com 23,24 mm, e o Centro, com 22,26 mm. Nas últimas 12 horas, a média de precipitação na cidade foi de 89,35 mm. Nos últimos 72 horas, o total acumulado foi de 150,23 mm de chuva.
“As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Rural, juntamente com a Defesa Civil, estão atendendo a população”, disse o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz,, informando que nos locais onde houve casas alagadas, os moradores foram orientados a acionar a Defesa Civil caso a situação se repita. Além disso, o Governo Municipal já prepara uma estrutura provisória para abrigar as pessoas afetadas que precisam deixar as casas por medida de segurança.
Foi destacado também pelo engenheiro, que a chuva se intensificou ontem à noite e durante toda a manhã de hoje, mas que o Comitê de Gestão de Crise está acompanhando a situação na cidade e na Zona Rural, com as devidas intervenções para garantir a segurança da população. Ele citou a interdição da estrada principal que dá acesso ao distrito de Bate-Pé, uma casa que desabou parcialmente no povoado da Gameleira, e informou que a região mais afetada pelas chuvas foi a do distrito de José Gonçalves, onde 10 residências sofreram alagamentos.
“Nessa segunda-feira, nós tivemos um aumento da precipitação, que acumulou em torno de 90 milímetros em alguns pontos da cidade no período de 6 horas. A Prefeitura vem se preparando desde o mês de novembro para a chegada das chuvas e intensificando ainda mais as ações preventivas e de resposta nesse período. A população pode se tranquilizar e, em caso de alguma intercorrência, entrar em contato com a Defesa Civil através do 199 ou através do WhatsApp 9885657”, disse.
O município continua em alerta laranja até esta terça-feira (14).