continua após a publicidade

Municípios do sudoeste baiano enfrentam epidemia de Dengue com aumento expressivo de casos

Vitória da Conquista, Guanambi e Brumado estão entre as cidades mais afetadas, segundo dados da Sesab.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 13/01/2025 - às 17:17

Pelo menos 14 municípios baianos enfrentam uma epidemia de dengue neste verão. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o sudoeste é uma das regiões mais afetadas, com cidades como Vitória da Conquista, Guanambi e Brumado registrando um número significativo de casos da doença. 

Especialistas apontam que as condições climáticas desta época do ano contribuem para a alta disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da arbovirose.

Os sintomas da dengue variam de quadros leves, como febre, dores no corpo e náuseas, a situações mais graves, como a dengue hemorrágica, que pode levar à morte.

Segundo o médico e professor Irineu dos Santos Viana, sinais como dor abdominal, vômitos persistentes, sangramentos e aumento do hematócrito indicam complicações e demandam atendimento médico imediato.

Além da dengue, há também um aumento nos casos de Covid-19 na região após as festividades de fim de ano. Como ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes, como febre e dores no corpo, o diagnóstico pode ser dificultado. No entanto, o comprometimento respiratório é mais comum na Covid-19, enquanto a dengue pode causar erupções cutâneas e outros sinais característicos.

O tratamento da dengue inclui hidratação, repouso e monitoramento rigoroso, sendo essencial evitar o uso de medicamentos como o ácido acetilsalicílico (AAS) e o ibuprofeno, que aumentam o risco de hemorragias. Em casos graves, a hospitalização é necessária para cuidados intensivos.

prevenção é a principal forma de controle, com ações que incluem eliminar criadouros do mosquito, como água parada em recipientes. As secretarias municipais de saúde têm intensificado campanhas para conscientizar a população e reduzir a proliferação do Aedes aegypti.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!