Alerta Laranja: Chuvas intensas causam alagamentos e transtornos em Vitória da Conquista
Bairros como Patagônia e Recreio enfrentam alagamentos graves, enquanto a estrada para o distrito de Bate-Pé está intransitável devido às chuvas.
A forte chuva que atinge Vitória da Conquista desde o último domingo (12) tem causado alagamentos e transtornos em diversos pontos da cidade. Os bairros Patagônia e Recreio foram os mais afetados, com acumulado de chuva superior a 100mm nas últimas 72 horas.
O volume de água acumulado em ruas e avenidas tem dificultado a locomoção de veículos e pedestres. Em alguns locais, a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais, gerando prejuízos. A Avenida Brumado, por exemplo, apresentou pontos de alagamento na manhã desta segunda-feira (13), dificultando o tráfego de veículos.
A estrada que dá acesso ao distrito de Bate-Pé também foi comprometida pelas chuvas. O trecho, que está em obras, se tornou intransitável devido à força da enxurrada, que causou erosões e arrastou pedras. Moradores locais informaram que a via foi tomada por água, dificultando até mesmo a travessia a pé.
Outras localidades como a Morada dos Pássaros, bairro Campinhos e Vila América, além do Centro da cidade.
Além dos impactos no trânsito, a chuva acumulada pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti,aumentando os riscos de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A Defesa Civil de Vitória da Conquista está em alerta, monitorando as áreas mais críticas e prestando apoio às vítimas dos alagamentos. De acordo com a prefeitura de Vitória da Conquista, o Comitê de Crise trabalha para minimizar os danos e retomar a normalidade na cidade.