continua após a publicidade

Saiba como quitar seu IPVA com 15% de desconto via Pix

Desconto é válido até o dia 7 de fevereiro

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 09/01/2025 - às 21:30

Agora, os contribuintes baianos têm uma nova facilidade para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Eles podem obter um desconto de 15% no valor do imposto ao realizar o pagamento via Pix, através da plataforma oficial do Governo da Bahia, o site www.ba.gov.br.

Implementada em 2024 pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), a nova modalidade permite que o contribuinte acesse a página oficial, faça login com seu usuário e senha, e escolha o serviço ‘Pagar Licenciamento Cota Única’. Em seguida, basta informar o número do Renavam do veículo e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já inclui o código de barras e o QR Code para pagamento via Pix.

Também é possível pagar o IPVA indo até uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, com o número do Renavam em mãos, ou utilizar os aplicativos e sites destes bancos pelo smartphone ou computador. Caso não possa pagar até o dia 7 de fevereiro, o contribuinte tem ainda a opção de quitar o imposto com 8% de desconto, de acordo com a Sefaz-Ba. Para isso, é necessário que faça o pagamento do valor integral do tributo até o dia do vencimento da primeira cota do parcelamento previsto para o seu veículo, de acordo com o calendário do IPVA 2025.

Foi mantida, a possibilidade do contribuinte parcela em cinco vezes, que pode ser feito conforme o calendário anual, levando em conta o número final da placa do veículo. Caso a opção seja por parcelar o IPVA, deve se lembrar de que os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até o prazo final do pagamento em cota única ou da quinta parcela do IPVA.

De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,5 milhões de veículos. O IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!