Em cerimônia de posse, Sheila Lemos reafirma compromissos para gestão 2025-2028 em Vitória da Conquista
O evento também oficializou o vice-prefeito Aloísio Alan e os 23 vereadores eleitos para a Câmara Municipal, além do novo secretariado.
Na última quarta-feira (1º), Sheila Lemos foi empossada para seu segundo mandato como prefeita de Vitória da Conquista, consolidando sua posição como a primeira mulher eleita para o cargo na história do município.
A cerimônia de posse, realizada no Grand Hall, também oficializou o vice-prefeito Aloísio Alan e os 23 vereadores eleitos para a Câmara Municipal, além do novo secretariado.
O evento começou com a posse dos vereadores, conduzida pela antiga mesa diretora da Câmara. Em seguida, ocorreu a eleição da presidência da Casa para o biênio 2025-2026, sendo eleito o vereador Ivan Cordeiro (PL). Já empossado, o presidente deu continuidade à solenidade e oficializou a posse de Aloísio Alan e da prefeita Sheila Lemos.
Durante seu discurso, Sheila Lemos destacou a emoção de ser reeleita com 116.488 votos, a maior votação já registrada no município, e lembrou as dificuldades enfrentadas e superadas durante seu primeiro mandato. “Um dia memorável para todos nós, principalmente para mim, que tenho a honra de ser empossada e discursar como primeira prefeita eleita de Vitória da Conquista, uma eleição histórica que me garantiu uma vitória estrondosa no primeiro turno”, afirmou.
A prefeita usou a ocasião para relembrar conquistas importantes de sua gestão anterior, como melhorias na saúde, educação e assistência social. Sheila mencionou a criação do Complexo de Escuta Protegida, premiado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e programas de saúde que levaram atendimento a mais de 87 mil pessoas apenas em 2024.
Entre os projetos para o novo mandato, destacam-se a entrega da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal na Zona Oeste, a construção do novo Régis Pacheco e a implantação do Serviço Especializado de Atendimento à Mulher e à Infância (Seami). “A prevenção e o atendimento digno aos conquistenses são objetivos neste governo que se inicia. (…) vamos atrás de recursos para construir, reformar e aparelhar as nossas unidades”, disse Sheila, ao prometer avanços na telemedicina e na infraestrutura de saúde.
No campo da educação, a prefeita reafirmou seu compromisso de colocar a infância e a adolescência como prioridades. Sheila também reforçou a meta de preparar o município para o bicentenário de sua emancipação política, projetando uma Vitória da Conquista “ainda maior e melhor”.
Aloísio Alan, eleito para seu primeiro mandato como vice-prefeito, destacou sua expectativa em contribuir para Vitória da Conquista. “Estamos preparados e esperamos entregar boa gestão e manter Conquista como sendo a primeira cidade do interior da Bahia e a melhor para se viver”, declarou.
Nascida em Vitória da Conquista, Sheila Lemos começou sua carreira ajudando os pais no comércio local. Formada em Administração, com especialização em Gestão Empresarial e Marketing, ela acumulou experiências no setor privado e na política antes de assumir a prefeitura. Ao lado de sua mãe, Irma Lemos, fundou o Movimento das Donas de Casa, que oferece cursos profissionalizantes para mulheres.
Sheila iniciou sua trajetória política como vice-prefeita em 2020, ao lado de Herzem Gusmão. Em 2021, assumiu o comando do município de forma interina, devido ao afastamento do então prefeito, e posteriormente foi efetivada no cargo após o falecimento de Herzem.