Emurc retira tapumes da Feira do Bairro Brasil após suspensão de obras por falta de recursos federais
A decisão visa facilitar a mobilidade de feirantes e clientes enquanto a segunda etapa das obras permanece suspensa.
Nesta terça-feira (3), a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) iniciou a retirada dos tapumes ao redor da Feira do Bairro Brasil.
A decisão visa facilitar a mobilidade de feirantes e clientes enquanto a segunda etapa das obras de revitalização permanece suspensa.
De acordo com a Emurc, a paralisação das obras decorre do bloqueio de recursos pelo Governo Federal, em cumprimento a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Desde agosto deste ano, todas as emendas parlamentares estão suspensas, afetando investimentos como o destinado à revitalização da feira. Os recursos em questão foram viabilizados por meio de uma emenda do deputado federal Arthur Maia (UB), solicitada pelo vereador Luís Carlos Dudé.
A primeira etapa da obra foi entregue em junho, incluindo a construção de uma cobertura em um dos pavilhões, com estrutura de pilares de aço e base de concreto armado. O projeto total, orçado em R$ 1,9 milhão, prevê ainda uma segunda cobertura, melhorias nas instalações elétricas e reforma dos banheiros.
O presidente da Emurc, Paulo Rocha, lamentou a situação. “Lamentamos estes embargos feitos no Brasil inteiro e os transtornos que decorrem desta medida, mas assim que os recursos forem desbloqueados, voltaremos com os tapumes e com a obra para entregar todo o projeto para a população de Conquista”.
A Feira do Bairro Brasil é uma das principais da cidade, atendendo milhares de pessoas semanalmente. A retomada das obras depende da liberação dos recursos federais.