“Celular Seguro” recebe mais de 20 mil notificações de bloqueio de usuários que realizaram a instalação do aplicativo
A plataforma atua como um mecanismo de emergência.
Lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Programa Celular Seguro já recebeu 20.055 alertas de bloqueios de usuários que instalaram o aplicativo. Atualmente, o programa possui um cadastro que ultrapassa 1,4 milhão de usuários, englobando mais de 1,1 milhão de celulares.
A plataforma atua como um mecanismo de emergência para situações de perda, furto ou roubo de celular. Esse mecanismo possibilita o bloqueio ágil do dispositivo, da linha telefônica e de aplicativos bancários com apenas alguns cliques.
O acesso ao Celular Seguro é efetuado por meio do cadastramento no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os dispositivos podem ser registrados tanto por meio do site quanto utilizando o aplicativo disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). Os detalhes sobre as empresas participantes estão esclarecidos nos termos de uso.
Não há limite para o número de cadastros, mas é essencial associá-los ao CPF do titular da linha para efetuar o bloqueio. Os usuários do Celular Seguro têm a possibilidade de designar pessoas de confiança autorizadas a realizar bloqueios, no caso de roubo, furto ou extravio do celular pelo titular.
A vítima também pode bloquear o dispositivo por meio do site usando um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto efetuarão o bloqueio, com informações detalhadas sobre o procedimento e a duração disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.