Campanha Laço Amarelo: motociclistas recebem orientações sobre segurança no trânsito
De acordo com as informações, há mais duas ações previstas para este mês
Uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Observatório Nacional de Segurança Viária, tem realizado diversas ações com temas referentes à segurança no trânsito. É a campanha Laço Amarelo que neste mês traz o tema “Quem tem um amigo, tem tudo”.
Acompanhado do conteúdo virtual produzido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realiza ações práticas, a exemplo das orientações passadas, nesta manhã (14), pelos agentes do Simtrans aos condutores de motocicletas, na Praça Clésio Dantas (Praça da Escola Normal). “Orientamos sobre o comportamento do motociclista na via: obediência da sinalização, uso do capacete, o respeito com o pedestre, a questão da velocidade”, explicou a agente de Trânsito, Andréa Carla.
Os motociclistas são as principais vítimas do trânsito no país, então, para conscientizar quem está perto, converse com quem tem uma moto sobre a importância de se comportar e se concentrar enquanto estiver pelas ruas e estradas. Usar equipamentos de proteção corretamente é fundamental para voltar para casa inteiro.
Mais dicas para o amigo motociclista
Pilotar de chinelo ou sem um calçado fechado não protege quem está numa motocicleta. O seu pé merece toda atenção do mundo: é ele quem nos leva onde desejamos. Por mais calor que esteja, os pés dos motociclistas precisam estar num tênis ou numa bota, só assim eles continuarão levando você para onde precisa.
Capacete maior que a cabeça ou sem estar com a fivela devidamente ajustada também não protege seu amigo.
Cobrir braços e pernas devem ser regra para quem sobe numa moto. Caso presencie o amigo pilotando sem esse tipo de proteção, converse com ele. Calças e jaquetas são os melhores aliados. Oriente seu amigo que, porventura, não percebeu ainda que a moto não lhe oferece outra proteção a não ser a roupa. Isso é tão importante quanto o capacete bem afivelado.
O equipamento de proteção para as pernas, conhecido como “mata-cachorro”, também deve ser usado. A antena “corta-pipa” é fundamental para proteger o motociclista de linhas de pipa com cerol que, criminosamente, são usadas por quem não tem responsabilidade. Você que é amigo de motociclista deve orientá-lo, afinal, quem tem um amigo, tem tudo!